quarta-feira, 16 de março de 2022

Música :: Festival da Canção 2022

 
Viva! No Sábado passado, ficámos a conhecer a música que irá representar Portugal na Eurovisão este ano, em Turim.
 
Tal como no ano passado, ouvi previamente todas as músicas no YouTube e fiquei logo com três favoritas: Ainda nos Temos (Syro), Povo Pequenino (Fado Bicha) e Dégra-Dê (Pongo e Tristany), sem qualquer ordem de preferência. Achei que, no geral, havia muitas músicas melancólicas, mas, em contrapartida, muita variedade musical.

A RTP transmitiu as duas semi-finais e a final no espaço de uma semana (ao contrário do habitual, em que cada transmissão acontece em cada Sábado, levando três Sábados no total), que foi óptimo para acalmar a ansiedade de conhecer o vencedor! 😁

Adorei assistir às três transmissões e de conhecer ao vivo as músicas, porque passei a gostar de mais algumas e de as compreender melhor. Penso que este foi o ano em que houve mais variedade musical de qualidade e praticamente todas as músicas, na minha opinião, eram boas para nos representar, tornando bastante difícil a escolha de um preferido.

Sempre tive a ideia de que o Syro fosse ganhar o Festival. Também ouvi gente dizer que a Áurea era uma forte candidata à vitória, mas aos poucos fui-me apercebendo de que a Maro estava a ganhar fãs pelo país e pelo mundo eurovisivo. Honestamente, a música dela não me cativou à primeira (foi daquelas que ouvi uma parte e passei à frente), mas na apresentação ao vivo consegui gostar muito mais.
 

Na Final, todos os artistas melhoraram muito as actuações e ficou mesmo difícil de escolher um vencedor! Foi a prova de que o Festival mudou, cresceu e melhorou bastante relativamente aos anos anteriores a 2016. Admito que fiquei admirada com as votações, tanto do júri como do público, mas os 12 pontos de ambas as partes deram a vitória imparcial à Maro e ficou provado de que era a favorita para levarmos a Turim.

Apesar de ter gostado de tantas outras músicas, concordo que vamos bem representados a Itália. Agora falta esperarmos ansiosamente pela Eurovisão em Maio! 😊

Sem comentários:

Enviar um comentário