domingo, 21 de junho de 2020

Opinião :: Assuntos do Coração | Danielle Steel

Título: Assuntos do Coração
Autora: Danielle Steel
Editora: Bertrand Editora
Ano: 2015

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Marcada pelos seus dramas pessoais, Hope Dunne, célebre fotógrafa nova-iorquina, leva uma vida solitária e dedicada ao trabalho. Não anda à procura do amor, mas ele acontece quando vai a Londres fotografar um dos mais aclamados escritores do mundo.
Carismático e sedutor, Finn O'Neill é muito diferente das personagens sombrias dos seus romances. Seduzida, Hope aceita o convite para a maravilhosa propriedade que Finn tem na Irlanda.
Isolados, os dois amantes vivem semanas de amor idílico. Até que o verniz da perfeição começa a estalar…
Uma história inesquecível sobre os perigos do amor obsessivo e os segredos mais negros que por vezes espreitam à superfície de vidas comum.

Opinião:
Este livro aborda literalmente assuntos do coração, neste caso uma paixão que surgiu quase repentinamente entre a fotógrafa Hope Dunne e o escritor famoso Finn O'Neill.
Hope é uma mulher independente, divorciada mas com uma óptima relação com o ex-marido (por razões que se descobrem no livro) e livre. Já com os seus 44 anos, não tem pressa de voltar a apaixonar-se. No entanto, após uma sessão fotográfica que fez a Finn, já conhecido por ser mulherengo, ele acaba por a enfeitiçar e ambos iniciam uma relação cheia de paixão. Ele também está na casa dos 40 e sente que tem de aproveitar o momento para os seus grandes objectivos: casar e ter filhos.

Hope e Finn vivem um amor idílico, mas as coisas começam a piorar passado algum tempo. É então que surgem os tais assuntos do coração que, na vida real, também acontecem a inúmeras pessoas: quando o amor se torna doentio e aparecem dilemas difíceis de lidar.

Achei a escrita do livro um pouco maçadora, principalmente nos diálogos dos protagonistas e na descrição da sua vida a dois. Tal pormenor fez-me achar que Hope era um bocado inocente de mais nas mãos de Finn, não tendo reparado nos sinais que ele lhe ia dando, tal como eu reparei. Na verdade, quem ama realmente alguém, muitas vezes não vê o que é óbvio.

O final não me surpreendeu mas também não foi bem o que imaginava. A história é boa e retrata muitos casos actuais de relações perigosas, repletas de mentiras e de interesses. No final, prevalece a mensagem de que é preciso não deixar levar estas relações avante e procurar ajuda, porque pode não matar mas pode moer. Deve dar-se realmente valor ao amor próprio e ao que nos faz sentir felizes, sem nos sentirmos oprimidos.

Pela moral, o livro vale a pena ser lido, mas não foi um livro que adorei.

Sem comentários:

Enviar um comentário