quarta-feira, 1 de março de 2017

Opinião :: Três Homens num Barco | Jerome K. Jerome

Título: Três Homens num Barco
Autor: Jerome K. Jerome
Editora: Alma dos Livros
Ano: 2016
 
Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse: 
A vida, às vezes, pode ser aborrecida. Três amigos (e um cão) decidem fazer uma viagem ao longo do rio. Depois de uma preparação atribulada, embarcam numa jornada que se transforma num acontecimento ímpar nas suas vidas.
 
O pequeno barco torna-se o epicentro de uma série de aventuras e peripécias inusitadas, tão absurdas como caricatas, reunindo uma variedade de temas improváveis como a sátira social, a filosofia e o humor numa descrição absolutamente feliz e conseguida da natureza humana. 
 
Este é um livro bem-humorado e divertido, que faz o elogio da vida ao ar livre, da vida boémia, da amizade e dos afetos, da busca do sentido da vida, das férias de verão intermináveis e da suave memória dos tempos já idos.
 
Apesar de contar uma história na qual está tudo continuamente a dar errado, este livro narra uma viagem incrível e divertidíssima e transforma-se num autêntico manual de autoajuda literária que nunca esqueceremos e que todos deveriam ler.  
 
Opinião: 
Senti-me muito entusiasmada por ler este livro, pois adoro histórias bem-dispostas e, depois de ter lido alguns policiais, esta leitura serviu para desanuviar um pouco.
 
Neste livro, três homens (o próprio autor, Jerome, e os amigos George e Harris) e um cão, Montmorency, partem numa viagem de barco que será, certamente, a mais desastrada mas divertida viagem de sempre!
 
O livro é bem-humorado do início ao fim. No decorrer das peripécias, as personagens vão-se lembrando de episódios que se passaram com elas ou com outras pessoas, e a forma irónica como o autor os descreve (e, por vezes, critica), aliada ao facto de serem completamente verídicos, torna esses momentos hilariantes.
 
À parte da viagem, Jerome K. Jerome faz algumas descrições maravilhosas das várias paragens ao longo do rio, as quais me levaram a imaginar como seriam na época em que a obra foi escrita.
 
Gostei também do facto de haver um pequeno glossário no fim a explicar o significado de alguns termos utilizados referentes à navegação. É sempre uma mais-valia quando aprendemos algo novo ao ler um livro!
 
Apesar de ter sido escrito no século XIX, o livro é bastante actual. É, de facto, um livro que todas as pessoas deveriam ler!

1 comentário:

  1. É mesmo isso o que eu senti, que é um livro muito "bem-disposto" e no que diz respeito a vários temas e mentalidades e filosofias, ainda bastante actual :)
    Uma excelente leitura.

    ResponderEliminar