sábado, 31 de dezembro de 2016

Be welcome, 2017!

Olá! Venho apenas desejar a todos vós umas boas entradas e que 2017 seja um ano fantástico e cheio de coisas boas! Divirtam-se!

~~~~~~

Hello! I wish you have a great New Year's Eve and may 2017 be an amazing year full of great things! Have fun!

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Pilha de livros :: Lidos em 2016

Com o fim do ano a chegar, posso já fazer o balanço dos livros que li em 2016.
No Goodreads, propus-me a ler 20 livros e atingi esse objectivo. Aliás, li 23 livros, dos quais dois foram livros que já tinha lido anteriormente.
Portanto, seguidamente irei colocar as pilhas de livros lidos e os links das minhas opiniões.


Fora das pilhas de livros:

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Opinião :: Nujeen | Nujeen Mustafa e Christina Lamb

Título: Nujeen
Autoras: Nujeen Mustafa e Christina Lamb
Editora: HarperCollins
Ano: 2016

Sinopse:
Esta é uma história sobre as migrações modernas, a história de uma rapariga que supera a adversidade e foge do inferno da guerra enquanto luta por andar pela primeira vez na sua vida.
Nujeen Mustafa tem paralisia cerebral. Isso não a impediu de percorrer numa cadeira de rodas, com a irmã, os mais de 5000 quilómetros de distância entre a Síria e a Hungria. Graças a ter aprendido inglês vendo séries americanas na televisão síria, conseguiu abrir caminho até à fronteira húngara, com a esperança de conseguir asilo na Alemanha. Ali pôde contar a sua experiência em colaboração com Christina Lamb, coautora do best-seller Eu, Malala.
Esta jovem síria de 16 anos tem a coragem de um leão.
Com uma voz forte e extraordinária, Nujeen conta-nos o que significa ser uma refugiada, ter crescido na guerra e ter tido que deixar para trás a sua pátria para depender de outros. Conta como a guerra na Síria destruiu uma nação orgulhosa perante a indiferença das potências internacionais e o temor dos seus líderes, assustados por intervenções anteriores. É também um incrível relato da coragem de alguém que decidiu não deixar de sorrir. É uma história do nosso tempo contada por uma jovem extraordinária.

Opinião:
Fiquei muito agradada ao ter a oportunidade de ler este livro, e ao fazê-lo no final do ano de 2016 foi quase como um rebobinar de acontecimentos que ocorreram há muito pouco tempo.
Neste livro encontramos a história de Nujeen, uma jovem síria que testemunhou de perto uma das maiores crises humanitárias actuais. Ela faz parte dos milhões de pessoas fugidas da guerra e conta-nos aspectos arrepiantes da mesma, bem como os entraves e as dificuldades que encontrou durante toda a viagem que teve de fazer até à Alemanha. Mas o que podia ser uma história complicada acaba por ter um culminar feliz, ou pelo menos melhor do que o de muitos. Nujeen é uma jovem sonhadora e muitíssimo inteligente, que vê a necessidade de fugir como uma aventura única na sua vida. Ela passa por várias experiências e locais, conhece muitas pessoas boas e tem surpresas ainda melhores! Há males que vêm por bem!
Todo o seu percurso é contado de uma forma leve e os melhores momentos de forma divertida; afinal, Nujeen é uma jovem à descoberta!
É um relato incrível que mostra a coragem que todos os refugiados têm para conseguirem fugir da guerra e procurarem estabilidade numa vida normal. Deveria ser uma leitura obrigatória por todos nós, principalmente pelos mais cépticos que não vêem com bons olhos o acolhimento dos refugiados. Com este livro iriam perceber o que realmente se passa na guerra. E ela não está assim tão longe de nós...

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Livros recebidos :: "Confia em Mim" e "Nunca Digas Adeus"

Viva! Mais um Natal se passou e, como tem sido hábito, recebi livros! Foram apenas dois mas que me agradaram imenso: Confia em Mim e Nunca Digas Adeus, ambos de Lesley Pearse, uma autora que eu adoro e da qual tenho alguns livros e desejo continuar a colecção. Nunca Digas Adeus foi editado em 2012 mas esta é a 4.ª edição e é de 2014; já Confia em Mim é o mais recente: Setembro de 2016.
Já leram alguns destes livros? Receberam livros neste Natal? :)

 Título: Confia em mim
Autora: Lesley Pearse
Editora: ASA
Ano: 2016

Sinopse:
As irmãs Dulcie e May têm uma vida perfeitamente normal em Inglaterra… até ao dia em que o pai, por acidente, mata a mãe. Quando ele é condenado a uma pena por homicídio involuntário, as duas meninas ficam sozinhas no mundo.
É no orfanato que as irmãs percebem o verdadeiro significado da palavra crueldade. Mas a promessa de uma “vida melhor” na Austrália enche-lhes o coração de esperança… Infelizmente, a realidade reserva-lhes mais um duro golpe.
Será apenas muito mais tarde, ao conhecer o jovem Ross, também um “sobrevivente” dos orfanatos, que Dulcie tem um vislumbre da felicidade. Mas após uma vida a ouvir tantas promessas vãs, terá ela a força de espírito para confiar em alguém a ponto de lhe entregar o seu coração? E conseguirá ainda salvar May das garras de um destino trágico?
Baseado em factos reais, Confia em Mim podia ser a história de milhares de crianças vulneráveis, arrancadas aos seus lares e aos entes queridos em meados do século passado.
Com a ternura a que já nos habituou, Lesley Pearse retrata a chocante realidade da migração infantil, bem como as marcas duradouras que deixa nas suas vítimas.

Título: Nunca Digas Adeus
Autora: Lesley Pearse
Editora: ASA
Ano: 2014 (4.ª edição)
Sinopse:
Num chuvoso dia de outono, Susan Wright entrou numa clínica, matou duas pessoas a sangue-frio e aguardou que a polícia chegasse. Terá sido um ato de loucura? Uma vingança planeada? Susan não parece interessada em defender-se e recusa falar. O seu silêncio estende-se a Beth Powell, a advogada a quem é atribuído o caso. Beth é uma mulher de sucesso com uma carreira brilhante mas nada a preparara para o momento em que identifica a autora daquele crime tão bárbaro.
Quando eram crianças, Beth e Susan juraram ser amigas para sempre. Vinte e nove anos depois, mal se reconhecem. Mas as memórias dos verões felizes das suas infâncias são suficientemente poderosas para as unir de novo. Enquanto as provas contra Susan se acumulam, elas partilham recordações e revelam os segredos que ditaram o rumo das suas vidas.
A amizade entre as duas mulheres torna-se cada vez mais forte mas sobre uma delas pende a implacável mão do destino...

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

I wish you a Merry Christmas!


Olá a todos!
Quero deixar aqui os meus votos de um óptimo Natal, na companhia da vossa família e amigos, e que haja saúde, paz, alegria e muita diversão!
Num mundo onde a cada dia se vê mais guerra e insegurança, a oportunidade de estar em família e no conforto do lar considera-se um privilégio. Por isso, espero que a vossa Consoada e o dia de Natal sejam repletos de bons momentos e sem preocupações!

~ ~ ~ ~ ~

Hello everybody!
I want to wish you a great Christmas, with your family and friends, and may the health, peace, joy and fun be with you!
In a world with more and more war and insecurity, the oportunity of being in family and in comfort of our home is considered a privilege. Therefore, I hope your Christmas Eve and Christmas Day are full of good moments and no worries!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Livro recebido :: "Gregor - A Terceira Profecia"

Olá! Venho mostrar mais um livro que se juntou à minha estante: Gregor - A Terceira Profecia, de Suzanne Collins. Não conheço os livros anteriores desta série, mas irei ler este para poder ver se gosto ou não.
E vocês, já leram? O que acham da série?

Título: Gregor - A Terceira Profecia
Autora: Suzanne Collins
Editora: Editorial Presença
Ano: 2016

Sinopse:
Depois de cumpridas as duas primeiras profecias, Gregor enfrenta agora a Profecia de Sangue, que prevê que ele e Boots regressem à Subterra. Aí terão de encontrar a cura para um surto de peste que assola as criaturas de sangue quente. A mãe deixa-os ir... com a condição de os acompanhar.
Quando chegam a Regalia, a peste está a espalhar-se e um dos membros da família de Gregor é atingido. Só então Gregor percebe qual o papel a desempenhar na profecia. Terá de reunir as forças para concluir a missão, ou será o fim dos Subterrestres de sangue quente.

domingo, 18 de dezembro de 2016

2016 - Balanço | Review

O ano de 2016 está a terminar e ficou marcado em mim pela criação deste blogue! Se me seguem desde o início e leram o primeiro post, devem saber que criei este cantinho para poder partilhar as minhas leituras, os meus livros e as minhas opiniões sobre eles - e não só!
É muito bom saber que, no espaço de nove meses, consegui ter bastantes visitas: não só de Portugal, mas de várias partes do mundo. Nunca pensei que pudesse chegar tão longe! E isso dá-me alento para continuar!
É pela curiosidade em conhecer os meus seguidores que decidi fazer este questionário. Quer sigam desde o início, quer estejam por cá pela primeira vez, sintam-se livres para responder e deixar as vossas opiniões e/ou sugestões.
O formulário estará disponível até ao fim do mês. Agradeço desde já a vossa colaboração! :)

~ ~ ~ ~ ~

Nine months have passed since I created this blog and I am very happy to see that my blog reached many people, not only in Portugal, but in many other countries. This encourages me to keep going!
I would like to meet my followers worldwide and that's why I made this quiz. Even if you follow me from the beggining or you're here for the first time, feel free to answer these questions and leave your opinions and suggestions.
This form will be available until the end of this month. Thank you so much in advance!


quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Opinião :: De Amor e Sangue | Lesley Pearse

Título: De Amor e Sangue
Autora: Lesley Pearse
Editora: Edições ASA
Ano: 2015

Sinopse:
Somerset, 1836.
A recém-nascida Hope é a prova viva do adultério da mãe, a aristocrata Lady Harvey. A sua chegada a este mundo não é festejada e as lágrimas em seu redor não são de alegria. Imediatamente arrancada àquele meio privilegiado e entregue nas mãos dos Renton, uma família pobre mas acolhedora, Hope cresce sem saber a verdade sobre as suas origens. E quando chega o dia em que também ela tem de começar a contribuir para o sustento da família, é precisamente para os Harvey que trabalha. Deslumbrada perante a mansão luxuosa, a elegância dos seus patrões e a beleza que os rodeia, Hope enfrenta com brio e gratidão a extenuante rotina de trabalho.
Mas a descoberta de uma ligação proibida vai lançá-la sozinha para as ruas, para uma vida de miséria e solidão. É na adversidade, porém, que descobre uma força interior que desconhecia, bem como um talento para ajudar os mais fracos. Trata-se de um dom que não passa despercebido ao Dr. Bennett, que a leva consigo para a Crimeia, para ajudar a tratar dos feridos vindos dos sangrentos campos de batalha. Mas os segredos do passado teimam em vir ao de cima, e Hope tem ainda um longo caminho a percorrer na tentativa de enfrentar o legado do seu nascimento.
De Amor e Sangue é o retrato de uma mulher formidável que não se deixa vencer pelo fosso entre as classes, pelas amarras do passado e as injustiças deste mundo. Hope é sem dúvida uma das criações mais inesquecíveis de Lesley Pearse.

Opinião:
Esta foi a minha primeira leitura do ano e foi também um livro que me marcou bastante. Porque na altura ainda não tinha o blogue (nem sequer imaginava escrever as opiniões), e também porque adorei o livro, decidi relê-lo agora no final do ano para recordar a história e poder escrever um pouco sobre ela.
Em De Amor e Sangue, descobri as circunstâncias do nascimento de Hope e o "milagre" que lhe acontece fez-me logo apaixonar por ela. No seio de uma família humilde, ela faz jus ao nome (hope = esperança) e é vista como uma criança-fada. Com a sua ida para Briargate, Hope, perante os luxos e a educação dos ricos, conhece novas realidades e repara nas diferenças e injustiças entre as classes.
A história ganha um novo ritmo aquando da descoberta de algo tão inesperado tanto para Hope como para o leitor. No entanto, o que parece ser um destino infeliz para a jovem, é na verdade um rol de descobertas, experiências e algumas conquistas.
Hope é, sem dúvida, a personagem central da história e a mais cativante e memorável, mas destaco também Nell, a sua irmã, que teve um papel fundamental no seu nascimento. Não esquecerei igualmente Lady Harvey, Sir William, capitão Pettigrew, Albert e Bennett, quer pelos melhores quer pelos piores motivos.
Lesley Pearse conta, assim, uma história encantadora e inesquecível com personagens marcantes e episódios fortes, por vezes arrepiantes, e abordando temas como a homossexualidade, as discrepâncias sociais, as epidemias da época e as guerras que se desenrolavam.
O livro é viciante e as 664 páginas sabem a pouco! A maneira como a autora descreve os espaços e os sentimentos faz-nos sentir o mesmo que as personagens, como se estivéssemos lá.
Adoro romances históricos e este talvez tenha sido o meu favorito até agora!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Received book :: "Between Before and After"

Hello everybody! Today's post is about a new book: Between Before and After, by Amanda Dick. Actually I did not receive the paperback copy. In fact, a few time ago I started following this author and I subscribed her site. This week I received an email saying that I could get a free Kindle ebook copy of this book and, of course, I could not miss this oportunity!
I want to discover this author and her writing. I'm still starting reading big books in English and, despite the long time I take to read, I think I'm going to enjoy this book. The synopsis is very interesting and so the country it takes place: New Zealand (our antipodes!).
What about you? Do you know Amanda Dick? Did you also get this free copy? :)

Title: Between Before and After
Author: Amanda Dick
Publisher: Amanda Dick
Year: 2014
Synopsis:
Five friends. Three days. One heart-stopping discovery.
Three years ago, Danny Morris left behind a gun, a tonne of questions and a gaping hole in the lives of those who loved him. What he didn’t leave was a suicide note. 
On the anniversary of his death, his closest friends gather at his parents’ beach house in New Zealand's idyllic Marlborough Sounds. Danny’s girlfriend, Kate, is fighting valiantly against her blossoming feelings for his best friend, Finn, afraid she is somehow betraying his memory by moving on. Max is self-medicating with alcohol, fighting off nightmares he refuses to talk about as the memory of finding Danny’s body continues to haunt him. While Finn is finally ready to admit to himself that he is drawn to Kate, trying to save Max from himself dredges up long-buried anger and frustration that threaten to overwhelm him.
Three years ago, a single bullet ricocheted through all of them. But instead of time easing the pain, it has created a new set of problems.
How do you leave the past behind when it's right in front of you?

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Livro recebido :: "Nujeen"

Boa tarde! Recebi mais um livro, Nujeen, que relata a vida de Nujeen Mustafa, uma jovem síria que, tal como milhares de pessoas, se viu obrigada a deixar a sua pátria para fugir à guerra que assola aquelas terras. É um tema actual e que, infelizmente, não tem fim à vista. Estou desejosa de ler este livro pois irei descobrir a história inspiradora de Nujeen e creio que vá perceber melhor o que está por detrás da guerra propriamente dita.

Título: Nujeen
Autora: Nujeen Mustafa & Christina Lamb
Editora: HarperCollins
Ano: 2016

Sinopse:
Esta é uma história sobre as migrações modernas, a história de uma rapariga que supera a adversidade e foge do inferno da guerra enquanto luta por andar pela primeira vez na sua vida.
Nujeen Mustafa tem paralisia cerebral. Isso não a impediu de percorrer numa cadeira de rodas, com a irmã, os mais de 5000 quilómetros de distância entre a Síria e a Hungria. Graças a ter aprendido inglês vendo séries americanas na televisão síria, conseguiu abrir caminho até à fronteira húngara, com a esperança de conseguir asilo na Alemanha. Ali pôde contar a sua experiência em colaboração com Christina Lamb, coautora do best-seller Eu, Malala.
Esta jovem síria de 16 anos tem a coragem de um leão.
Com uma voz forte e extraordinária, Nujeen conta-nos o que significa ser uma refugiada, ter crescido na guerra e ter tido que deixar para trás a sua pátria para depender de outros. Conta como a guerra na Síria destruiu uma nação orgulhosa perante a indiferença das potências internacionais e o temor dos seus líderes, assustados por intervenções anteriores. É também um incrível relato da coragem de alguém que decidiu não deixar de sorrir. É uma história do nosso tempo contada por uma jovem extraordinária.

sábado, 3 de dezembro de 2016

Livro recebido :: "O Livro da Traição"

Olá! Venho mostrar mais um livro que se juntou à minha colecção: O Livro da Traição, de PJ Pereira. Este livro pertence à trilogia Deuses de Dois Mundos, sendo este o segundo volume.
Uma vez que não conhecia esta saga e este livro foi oferecido, desconheço também o início da história. Contudo, no prólogo deste segundo volume, o autor escreveu um breve resumo para que o leitor possa situar-se e entender toda a narrativa a ser lida.
Admito que estou curiosa por saber o que este livro tem para me contar!

Título: Deuses de Dois Mundos - O Livro da Traição
Autor: PJ Pereira
Editora: Individual Editora
Ano: 2016

Sinopse:
Em O Livro da Traição as duas histórias que correm em paralelo nesta série crescem incrivelmente em intensidade: ganham ainda mais ação, aventura, disputas, paixões e é claro, traições. Estas traições acontecem entre os humanos e também no mundo dos orixás, despertando em si leitor uma gama de sentimentos nem sempre positivos, e em vários momentos até provocando-o a intervir, mas nunca o deixando indiferente. O passado de New, o ambicioso Newton Fernandes, é finalmente revelado, os chamados continuam a atormentar-lhe tanto a carreira quanto as conquistas amorosas e sexuais. Nem sempre eles chegam nos momentos mais propícios, nem sempre parecem alinhados com o seu desejo. Os bastidores de disputas pelo poder entre grandes corporações seguem como pano de fundo, bem como tentativas pouco “republicanas” de ganhar espaço nos media e construir imagens positivas. No outro mundo Orunmilá não tem a vida fácil como líder de um grupo cheio de poderes mas também de vaidades e caprichos na difícil missão de resgatar os príncipes odus e impedir que as feiticeiras Iá Mi Oxorongá controlem o destino. Cada guerreiro segue fiel à sua personalidade e alinhá-las é tarefa que requer paciência, persistência, habilidade e muita sabedoria. São essas histórias que entretém e revelam toda a riqueza da mitologia africana. Desde que o primeiro livro da série foi lançado inúmeras discussões se aproximaram da importância do respeito às diferenças religiosas. PJ Pereira consegue numa prosa intensa, às vezes até violenta, passar uma mensagem de resgate às raízes, tolerância e paz brasileiras. Agora é só esperar pelo O Livro da Morte. O primeiro filme da série demora um pouco mais. Boa leitura!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

01 de Dezembro - Restauração da Independência, do feriado nacional e de dois novos canais públicos


Bom dia! Pois bem, já chegou o mês mais fascinante do ano (pelo menos para mim)! Dezembro é o mês das festas e das ruas iluminadas que nos dão vontade de sair de casa, apesar do frio do Inverno que se aproxima. É o último mês do ano e, inevitavelmente, pensamos que ainda há pouco era Natal e que já estamos a chegar a outro e que o tempo passa a correr. É verdade!


Para nós, portugueses, também marca a chegada de alguns feriados. Hoje comemora-se a Restauração da Independência de Portugal, decorrida em 1640. Este foi um dos quatro feriados que o governo se lembrou de suspender há uns anos e que este ano se decidiu a restaurar. Para a semana haverá outro e, à mistura de alguns aniversários na família, não tarda a ser Natal e réveillon! Se já achava que o ano passa a correr, então este mês passa a voar. Adoro Dezembro e todo o espírito mágico do Natal que o caracteriza, mas parece que sabe tão a pouco...! Vá, Ana, não sejas tão pessimista, ainda agora está a começar!

Além da restauração do feriado, hoje o dia também é marcado pela chegada de dois novos canais da RTP à TDT (Televisão Digital Terrestre). Para os que têm televisão por cabo, é algo que passa despercebido, mas cá em casa fazemos parte do grupo de famílias que apenas têm TDT. Não sentimos necessidade de ter centenas de canais porque nos bastam os programas que vemos quando vemos televisão, mas a RTP Memória era um canal que gostávamos muito de ter para eu poder rever de vez em quando alguns programas que via há mais de dez anos e para os meus pais recordarem novelas e filmes antigos, por isso este canal vai estar sintonizado muitas vezes! Também é muito bom a RTP3, canal de informação, estar acessível a todos, mas já há muito que se dizia que ia passar para a TDT, portanto não foi tão surpreendente como a RTP Memória. Esta manhã já assisti a dois episódios de A Minha Sogra É Uma Bruxa: eu adorava ver! E já foi em 2003...


E assim está a começar Dezembro! Tenham todos um óptimo dia e, a quem puder fruir deste feriado, desejo-vos um bom dia de descanso!
Aproveitem bem esta época natalícia, que é tão bonita... :)