domingo, 24 de julho de 2016

Opinião :: O Prédio | Miguel Morais

 Título: O Prédio
Autor: Miguel Morais
Editora: Edições Vieira da Silva
Ano: 2015 (2.ª Edição)

Sinopse:
Miguel Morais é um escritor de mão cheia e um comediante inacreditável. Tanto, que um conhecido humorista da praça pública foi convidado a fazer o prefácio deste livro e nem sequer o acabou, fruto de ter morrido a rir. Quanto a nós, editores, demos tantas gargalhadas à pala desta história que até fomos na cantiga de publicar isto.
Se o seu sonho é morar numa vivenda, contente-se por não viver num prédio assim.

Opinião:
O livro começa com uma apresentação dos oito condóminos que vivem neste Prédio. Todos eles representam, satiricamente, vários exemplos de pessoas, profissões e comportamentos que encontramos facilmente à nossa volta nos dias de hoje.
Perante um problema que atingiu o prédio, as personagens procuram uma solução em conjunto. É na tentativa de o resolver que surgem inúmeros episódios caricatos que, por vezes, nos fazem rir.
À parte desta história, existem mais duas em anexo: A volta aos cavalos com a sereia taxista e O meu avô patriota. Das duas, gostei mais da primeira, devido ao carácter irreal da mesma, aliado às situações comuns do quotidiano. Já a segunda resume-se a um breve relato de uma vida um tanto atribulada.
Este é um livro que se consegue ler de uma assentada em apenas um dia. Está repleto de pormenores humorísticos e de pequenas anedotas. Todavia, algumas tentativas de piada dão a sensação de serem forçadas, sendo que perdem toda a graça. Apesar disso, o autor teve ideias originais e conseguiu um bom livro que entretém.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Opinião :: Crepúsculo | Stephenie Meyer

Título: Crepúsculo
Autora: Stephenie Meyer
Editora: Edições Gailivro (Colecção 1001 Mundos)
Ano: 2009 (7.ª Edição)

Adoro esta capa!
Sinopse:
Em três pontos, eu estava absolutamente segura.
Em primeiro lugar, Edward era um vampiro.
Em segundo lugar, uma parte dele - e eu não sabia qual era o poder dessa parte - ansiava pelo meu sangue.
Por fim, em terceiro lugar, eu estava incondicional e irrevogavelmente apaixonada por ele.

Opinião:
Este livro estava na minha estante há sete anos à espera que eu o lesse. Na verdade, eu nunca fui de modas; quando disparou a febre das séries vampirescas, esta passou-me ao lado. Talvez por isso nunca tenha tido vontade de ler este livro nem mesmo de ver os filmes da saga Twilight ou de outra qualquer.
O certo é que, há umas semanas, passou na televisão um dos filmes desta saga. Mais uma vez não o vi, mas lembrei-me do livro e pensei «Porque não?». Assim, finalmente, conheci o início do romance de Bella e Edward.
Depois de se ter mudado para Forks, Bella conheceu Edward e desde logo viu nele uma beleza diferente e intrigante. Edward mostrava-se sempre muito sério e às vezes irritado, mas mesmo assim Bella tinha muito interesse em relação a ele. Tal interesse aumentou quando Edward a salvou de um acidente, revelando os seus poderes fora do normal. Aos poucos, eles foram-se conhecendo e nem as diferenças entre eles evitaram a paixão que se desenvolveu. Ambos sabiam os riscos que corriam, mas isso ainda os aproximava mais. O amor deles aparentava ser impossível; no entanto, pelo menos neste livro, foi o amor, a proximidade e a resiliência que salvaram Bella, mais do que uma vez.
Esta é uma história de vampiros, com espaço para um primeiro amor intenso entre duas pessoas distintas que, com esforço e vontade, conseguem superar as suas diferenças, sem se magoarem.
Foi um livro que me surpreendeu e agradou, ao contrário do que esperava. A verdade é que esta história é romântica e eu rendo-me sempre aos romances! Sinceramente, fiquei com vontade de ler a continuação da saga. Para isso, vou ver se arranjo os livros em questão. :)

domingo, 17 de julho de 2016

Livro recebido :: "O ano mais estúpido do meu irmão mais novo #1"

Chegou à minha estante mais um livro de Miguel Morais. Desta vez é um livro que relata as aventuras e as peripécias de Janeiro a Abril do ano mais estúpido do seu irmão mais novo. Pela sinopse, consigo prever boas gargalhadas aquando da leitura!

Título: O ano mais estúpido do meu irmão mais novo #1 - De janeiro a abril
Autor: Miguel Morais
Editora: Porto Editora
Ano: 2015

Sinopse:
Olá, eu sou o Miguel, e este é o diário do palerma do meu irmão mais novo! Nele vais poder ler os seus enormes disparates, em casa e na escola, esgotando a paciência à família e à professora. Tirando a adoração que tem pelo futebol, seja na PlayStation ou com caneladas a sério, tudo lhe faz confusão e o empurra para um conjunto de trapalhadas, não havendo limites para tamanha estupidez. Até mesmo a Francisca, a miúda por quem ele se apaixonou, quer distância da sua cabeça oca! Mas nem isso ele consegue perceber...

Olá, eu sou o Gonzo! Posso não ter a inteligência do meu irmão mais velho, mas isso não me impede de curtir a vida. Neste livro, não percas a chegada a casa do meu animal de estimação nem os meus jogos de futebol do campeonato da escola. Descobre também como resolvi melhorar a minha imagem com uma tesoura de cortar peixe e como criei a minha fantástica alcunha. Entra nas minhas aventuras de geocaching, vê como me diverti no Carnaval e na Páscoa e como me comportei na apresentação à família da feiosa namorada do meu irmão. Ah, claro, e prepara-te para conheceres o plano brilhante que elaborei para conquistar a Francisca!

domingo, 10 de julho de 2016

Desporto :: 10 de Julho é dia de Portugal!

Hoje foi um dia em cheio para o desporto português!
Começámos o dia com uma medalha de ouro de Sara Moreira e uma de bronze de Jéssica Augusto na Meia Maratona do Campeonato Europeu de Atletismo em Amesterdão.
De tarde, também no Campeonato, ganhámos mais duas medalhas: uma de ouro para Patrícia Mamona no Triplo Salto e uma de bronze para Tsanko Arnaudov no Lançamento do Peso.
Na Volta à França em bicicleta, Rui Alberto Costa conseguiu um honroso 2.º lugar na prova de montanha.
Talvez estas vitórias portuguesas tenham sido um bom presságio para o nosso destino no jogo da Final contra a França. Apesar de todos os problemas que os nossos jogadores enfrentaram, da saída precoce (e injusta) de Cristiano Ronaldo e do sofrimento sentido até ao prolongamento, a nossa Selecção fez história e sagrou-se campeã da Europa!

Agora é festejar! PORTUGAL <3

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Livro recebido :: "O Prédio"

Viva! Esta semana chegou cá a casa este livro ganho num passatempo realizado pelo próprio autor, Miguel Morais, na sua página do Facebook. É um livro pequeno, com uma capa viva que nos dá uma ideia do conteúdo humorístico dos textos. Por ser um livro bem-disposto, acho que vou lê-lo de uma assentada. Ai, como eu gosto de livros que me façam rir! :D
Título: O Prédio
Autor: Miguel Morais
Editora: Edições Vieira da Silva
Ano: 2015 (2.ª Edição)

Ah! Para além do livro, fui contemplada com um pack composto por seis embalagens de três sabores Tetley Cold! São infusões para serem preparadas em água fria e são excelentes para este tempo quente! Ainda só provei um dos sabores, mas sei que os outros não vão desiludir-me! Adoro chá, tomo quase todos os dias e a maior parte das vezes faço-o enquanto leio. Este miminho veio mesmo a calhar e agradou-me imenso. :)
Tetley Cold Maçã Mirtilo | Limão Lima | Morango & Manga

domingo, 3 de julho de 2016

Livro recebido :: "Feliz Divórcio - Manual de Instruções"

Não, não vou divorciar-me, tampouco sou casada!
Recebi na semana passada este livro quase por surpresa. Trata-se de um livro não ficcional que pretende ajudar o leitor a perceber os processos de um divórcio e a facilitar a adaptação a esta nova vida. Não se destina somente àqueles que desejam separar-se ou que já estão separados, mas também a todas as pessoas que conhecem alguém a vivenciar este processo e que queiram informar-se acerca do mesmo. Afinal, ninguém está livre! :P
É um livro útil, uma vez que o divórcio está cada vez mais presente nos nossos dias. Mas o que eu gosto mais no livro é da capa: tão simples mas ao mesmo tempo tão bonita! Vai ficar óptimo na minha estante. :)
Título: Feliz Divórcio - Manual de Instruções
Autora: Elizabete Agostinho
Editora: Guerra e Paz
Ano: 2016

Sinopse:
Hoje, sete em cada dez casamentos acabam em divórcio: a separação já não é um estigma. Banalizado, nem por isso o divórcio deixa de ser um processo individual doloroso, que provoca uma gigantesca mudança de vida. Neste percurso solitário surgem muitas dúvidas e pensamentos negativos difíceis de partilhar até com os mais próximos.
Feliz Divórcio quer ser um Manual de Instruções para uma separação o mais saudável e informada possível, desde a nova lei do divórcio às responsabilidades parentais, passando pelo processo interior de transformação, a aceitação do passado e o trabalho necessário para conseguir adaptar-se a esta nova vida, que implica mudanças na relação com a família, os amigos, os filhos e, sobretudo, consigo.
Se vai passar pelo processo, se vive neste momento uma separação ou se ficou com marcas de uma separação recente, já terá percebido que raramente tem informação objectiva, fidedigna e sobretudo franca e honesta sobre o assunto. É o que vai encontrar neste livro.